Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ajuda de mãe para mãe....

Criei o blog para divulgar um procedimento cirúrgico que evita que as pessoas fiquem paraplégicas em cirurgias da coluna. Trata-se de um equipamento que monitora online a medula no momento de qualquer cirurgia que envolva a coluna e portanto passível de tocar a medula, o procedimento denominado "potencial evocado" deve ser por todos difundido e conto com a ajuda do blog e dos amigos leitores para isso.

Mas o assunto hoje é outro, faz alguns dias uma vizinha veio ate minha casa querendo saber detalhes da cirurgia de escoliose da minha filha, a pediatra da Paula havia encaminhado ela a minha casa, pois sua filha de 13 anos vai fazer a cirurgia (mesma idade que a Paulinha tinha quando fez a cirurgia).


Momento difícil, pois os sentimentos dela, as aflições dela eu as conhecia e naquele momento relembrei o que passamos e não foi fácil conter a emoção e as sensações afloraram, mas ela precisava da minha ajuda e eu estava aqui pronta para falar pouco e ouvir mais, porem naquele momento ela precisava das duas coisas de desabafar e também precisava ouvir sobre a cirurgia da minha filha, sobre como é a recuperação se é muito sofrida e se fica tudo normal depois, ou  seja ela queria respostas para as duvidas, consolo para os medos.

Percebi neste momento que temos uma obrigação, a de ser verdadeiros mas cuidadoso, pois o momento em que ela passa é tão difícil, tão introspectivo me lembrei que eu queria saber tudo e fui para a internet, mas ela na sua simplicidade me falou que não procurou nada na net que apenas levou na pediatra da filha dela e que a mesma me recomendou, a responsabilidade pesou.

Tentei na medida do possível deixar que a conversa fluísse de forma bem tranquila, ela me falou que vai ao banheiro para chorar, que dorme mal e eu respondi que chorar faz bem e que a insônia até passar a cirurgia seria uma companheira fiel, mas que Deus, segura na nossa mão, abranda o nosso coração e que tudo VAI dar certo.

Pedi que ela se certificasse do uso do "potencial evocado" e das implicações em não usa-lo eu não podia deixar de tocar nesse assunto. Ela me falou outro dias desses que o procedimento seria usado na cirurgia da filha e que ela estava mais tranquila, ainda não marcou a data certinha mas vai ser no mês de Julho.

Depois dou noticias da cirurgia, para contar que tudo deu certo...

Nenhum comentário: