Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Capitulo II - Meu Reino não é Desse Mundo...

Fiz um estudo no centro onde frequento e escolhi como tema o capitulo II do Evangelho Segundo o Espiritismo, transcrevo parte do meu estudo aqui....como havia prometido.
 
Fiz a analise quebrando o dialogo entre Jesus e Pilatos em duas partes:




Parte I
 
"Tornou pois a entrar Pilatos no pretório e chamou Jesus e disse-lhe: Tú és os Rei dos Judeus?
Respondeu Jesus: O meu reino não é desse mundo, se fosse os meus pelejariam para que eu não fosse entregue aos judeus, mas por agora meu reino não é daqui."
 
- As palavras de Jesus nos revela que existe um outro mundo a que devemos aspirar e que deve ser o objeto principal das nossas preocupações, ou seja ocupações principais da nossa presente encarnação. - Tinhamos no passado uma vaga ideia do que seria o "céu" e o "inferno", acreditavamos em seres privilegiados criados por Deus, dentro desse contexto Deus não seria soberanamente justo e bom, inadmissivel com a ideia que sempre fiz de Deus.
- A partir do momento que não aceitamos essas ideias, temos que buscar respostas factiveis e racionais, as encontrei no Espiritismo, doutrina que explica e consola.
 
- Outro ponto abordado ainda nessa primeira parte foi:
 
- Qual a preocupação de Pilatos naquele momento. Pilatos estava preocupado com a realeza terrena, aquela que se alterada tiraria o seu poder naquele pedaço de terra onde ele apesar de não ser Rei dominava e era temido, meus irmãos as palavras de Jesus com certeza desconcertou Pilatos que não conseguiu ver no Homem a sua frente nenhuma intenção de dominar ou ter poder, pois ele ficou frente a frente com um homem que apesar de preso era totalmente livre, haja visto que Esse homem não se preocupava com as querelas do mundo, apenas amava os filhos desse mundo. Quantos de nós conhecemos pessoas que são verdadeiras sumidades em determinadas qualidades, com certeza essas pessoas tem uma realeza em suas atitudes que transcende as nossas preocupações terrenas. Jesus naquele momento foi um Rei da humildade, da verdade, do amor incondicional, exemplo a ser seguido.
 
Parte II
 
"Disse lhe então Pilatos: Logo Tú és Rei?
Respondeu Jesus: Tú o dizes, que eu sou rei. Eu não nasci nem vim a esse mundo senão para dar testemunho da verdade; todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."
 
- Jesus deixa claro que entende a verdade e ouve estará caminhando para esse reino. Não podemos esquecer que Jesus deixa claro na parabola em que o pastor das ovelhas, volta para buscar aquela que estava desgarrada e comenta que nenhuma ovelha se perderia, corrobora com a ideia de inferno eterno.
- Temos que trabalhar para alcançar esse mundo, ou seja a inteligencia não nos faz aceitar que aquele que colocar a Biblia debaixo do braço e bradar Senhor, Senhor entrará no reino dos céus é preciso mais, é preciso ouvir e entender a verdade:
  • Para aquele que tem como ponto de vista principal  a vida terrena (casas, carros, orgulho, vaidade, gula, raiva) esses ainda não estão ouvindo os ensinamentos de Jesus, podem sabe-los de cor mas ainda não assimilaram, vão continuar repetindo de ano (reencarnando aqui na terra ou em outros mundos de provas e expiações);
  • Para aquele que tem como ponto de vista principal a vida futura (preparar uma boa morada no mundo prometido por Jesus) esses estão se ocupando com o amor ao proximo, com a pratica da caridade moral tipo emprestar os ouvidos para o nosso irmão sofredor, ser indulgentes para com os defeitos do proximo, ressaltar as qualidades dos nossos irmãos os defeitos eles proprios conhecem e lutam para melhorar e tambem a caridade material (saciando a fome e a sede dos infortunados)
A partir do momento que abraçamos a verdade, os nossos valores mudam, pois sabemos que os sofrimentos que nos acomete, são passageiros e quando nos conscientizamos disso estamos nesse momento saindo da infancia e caminhando para a adolescencia espiritual. Quem tiver ouvidos que ouça....

Nenhum comentário: