Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Diagnostico: Cirurgia, o que fazer?

Diagnóstico: cirurgia. Comecei a procurar sobre escoliose?  Porque acontece? Quais os riscos da cirurgia e vou contar para vocês esse é um trabalho de formiguinha você entra em um site descobre algo ou uma palavra que te conduz a outro site, escreve perguntas no papel para não esquecer quando for ao médico e assim fiz, chegava ao médico com o papelzinho na mão e ele me olhava e ria e eu chorava e então ele falava pode começar.

Abaixo tem alguns passos que dei até chegar ao dia da cirurgia.

1º - A maioria dos casos o que acontece é a chamada “escoliose idiopática do adolescente”, aparece na fase do estirão e apenas alguns casos evoluem para graus acima de 40º ai somente cirurgia. A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade, em palavras para leigos a omoplata fica saliente e o quadril fica desnivelado.

2º - Como escolher um médico, essa é a parte mais delicada do processo, primeiro devemos conferir se o medico está cadastrado na Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), para isso entre no Google digite o nome do médico e pegue o número do CRM dele e va para o site da SBC e consulte se o medido é membro, depois disso a escolha é bem pessoal, pois envolve sentimentos.
Na minha cidade descobri 03 médicos com cadastro na Sociedade e fui aos três, hoje sei que têm mais alguns com o respectivo cadastro, segue nome dos três aos quais a levei.
Dr. Adilson Queiroz
Dr. Fabiano Canto
Dr. Paulo Roberto Santos.

Gosto muito do Adilson, mas a escolha era em família e a Paulinha precisava estar segura, então mudamos de médico fomos ao Fabiano bastante indicado na cidade, não rolou empatia e olha que ele operou dois colegas de trabalho ambas as cirurgia de coluna e bem sucedidas, queria ir em Ribeirão, mas restava a ultima opção o Dr. Paulo fomos e ele foi bastante cuidadoso e a Paula gostou dele e nós também e decidimos por ele. Sei que qualquer um dos outros dois são capacitados a realizar a cirurgia. Então a dica é: a escolha é olho no olho.

3º - Na net descobri o “POTENCIAL EVOCADO” no blog da Riselda e meu coração atormentado sentiu uma pontinha de alivio e ficou decidido que a cirurgia seria realizada com o procedimento, mesmo que tivéssemos que pagar em separado. Temos um convênio muito bom o BRADESCO SAUDE, pois não desembolsei nada. A maioria das cirurgias é realizada com o uso do “TESTE DO DESPERTAR”, que é o seguinte após terminar a cirurgia o médico reduz a anestesia e pede ao paciente para mexer a perna esquerda, a direita, o braço e se der tudo certo, fecha o paciente e termina a cirurgia, se acontecer algum problema retira-se todas as hastes e o parafuso, fecha o paciente e aguarda, muito arriscado, apesar do índice de paraplegia ser pequeno 0,7% dos pacientes não queria correr o risco.

4º - Pedir indicação ao médico de alguma cirurgia semelhante, ajuda muito trás segurança, conversei com a mãe de um menino (Mateus) que fez a cirurgia com o Dr. Paulo me senti mais segura, meus colegas de trabalho como falei anteriormente fizeram com o Fabiano e nem deu tempo de perguntar ao Adilson algum paciente para eu conversar.

5º - Descobri que os médicos têm como usar o Potencial Evocado através de uma parceria com as empresas que vendem as hastes... Vale a pena procurar e questionar os médicos, pois o procedimento é show de bola.

6º - Queria saber quanto pesa as hastes o médico me disse não sei, nunca me preocupei com esse detalhe e pesquisando fiquei sabendo, pesam entre 1 kg e 1,5 kg.

7º - Quais as limitações após a cirurgia: Vida normal após um ano, ginástica olímpica, andar de motocicleta e musculação com pesos leves para os braços após 2 anos. Nunca poderá pular de “Bunge jump”...


Caso queiram saber algo mais sobre escoliose, ou alguma outra patologia, me perguntem que eu pesquiso, pois essa é uma tarefa que descobri que gosto muito de fazer.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi sou luciana gostaria de uma opnião sua:
Tenho 22 anos descobri a escoliose com 13 (25 graus)usei o colete que me ajudou um pouco. hoje tenho 35graus e estou muito desconfortavel insatsfeita e imcomodada com esse desvio estou sendo acompanhada por 2 medicosum quer me operar dentro das mais possiveis seguranças, e o outro diz que não vale a pena perder parte do movimento da minha coluna pra sempre por uma curva de 35 graus. Com toda esperiencia que vc teve e terá com sua filha, qual seria sua opinião no meu caso?

Oscilange disse...

Luciana, vou tentar te responder:
- Primeiro, vc deve-se perguntar se está satisfeita com 35º se a resposta for sim, não tem porque fazer uma cirurgia de grande porte e com riscos. Se a resposta for não, vc deve fazer a cirurgia usando o POTENCIAL EVOCADO, questione os médicos, os convênios inclusive tem liberado o uso, principalmente quando o paciente é adulto.

- Vou te contar um segredinho, entre em sintonia com DEUS, ele falou comigo em sentimentos me guiando para descobrir o procedimento que foi o motivo de fazer o blog, (não tínhamos escolha o grau da pequena estava avançado) e Ele te ajudará a descobrir o caminho certo para vc.

- Caso decida pela cirurgia, vc vai ficar com restrição de movimentos mas nada que te impeça de fazer muitas coisas e ser feliz. O Grau não fica zerado o medico te explicou, ou seja vc ainda vai ficar com um pouco da escolise, minha filha está com 20º.

Caso ainda queira saber mais me fala. nós faríamos a cirurgia novamente, não tínhamos escolha...e valeu a pena. As complicações ocorreram porque ela é bem magrinha e a musculatura é fraca. Mas não se esqueça de me contar a sua decisão...não suma. Beijos e fica com DEUS.

Anônimo disse...

Ok muito obrigada pela força, já fiz os exame pré operatórios, e ja está tudo ok meu convenio também é o mesmo do seu Bradesco saude, mais a cirurgia ta mais prevista pra final de janeiro pois eu ainda vou dar entrada no hospital (sou de Salvador BA). Mas o médico me falou que daki pra la eu posso desistir não tem problema, por isso estou correndo atraz de informações e de experiencias. No meu caso serão as hastes e mais 14 pinos e o da sua filha?? Quantos foram??

Oscilange disse...

foram 02 hastes e 13 pinos. o Bradesco é muito bom..tem um blog que eu sigo diariodeesposa.blogspot.com da Jú, ela fez a cirurgia depois de casada, compensa trocar uma ideia com ela tambem. Vai dar tudo certo, tenha certeza. Me deixe sempre informada, meu email pessoal é oscilange@hotmail.com
- Tambem é valido pedir ao medico para que vc fale com uma paciente que fez a cirurgia de escoliose com ele, eu fiz isso. beijos ate mais

Anônimo disse...

LUCIANA:
Oi olha eu aki novamente srsrsrs. te adicionei no msn sstar_lu@hotmail.com ai vc me aceita la rssr.Então voltei pra te contar que eu fiz um novo RX esse foi com laudoe pra minha surpresa não eram 35º como o medico havia medido e sim 40,3º. Agora axo q não tenho pra onde correr descobri tb atravez de uma ressonancia uma hernia de disco, estou muito assustada com essas coisas.
E sua filha tem qto tempo que ela operou ela ja se sente bem? ela se arrependeu de fazer a cirurgia?
bjOs

Oscilange disse...

Pode deixar depois eu te aceito la....Uma pessoa me fez essa pergunta no email e perguntei a ela ontem. A resposta foi: não se arrependeu, mesmo perdendo parte dos movimentos, ela não gostava de olhar as costas tortas e nem de usar o aparelho...Olha Luciana vc é adulta e responsável, para nós (eu e meu marido) ainda foi mais dificil, expliquei a ela que poderia não andar e a decisão foi nossa, nós assinamos a autorização....Não podemos correr riscos, sabendo que existe recursos e se o caso é cirurgico naõ aceite sem potencial evocado, o motivo de eu fazer o blog foi divulgar o procedimento, sabe ele foi imprescindivel e DEUS também. Quero saber de tudo viu...

REspondendo sua pergunta ela operou dia 13-07-2011 tem 4,5 meses e o mais dificil é nos primeiros 60 dias...depois vai entrando nos eixos.